Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Cadastrada por: Pedro Bugim, em 23-05-2025 às 09:14
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Face: sul
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 140 metros
Descrição: Primeira via deste setor, localizado na face sul da Pedra do Macaco. Idealizada desde 1996 por mim e pelo Antonio, durante a minha primeira conquista (via Sonia Bugim, nesta mesma montanha, face norte), demorou quase 30 anos para ser efetivamente concretizada, daí o nome da via. O acesso se dá pela trilha normal de acesso ao cume, sendo que em determinado ponto, logo após um trepa pedras, há uma bifurcação à esquerda, com uma picada bem definida. Desde o carro até a base, são cerca de 15 minutos.
A primeira enfiada é simplesmente espetacular, com lances em agarras, aderência, abaulados, buracos e cristaleiras, muito estéticos. A segunda enfiada começa em lances delicados, evoluindo para um curto artificial fixo, para vencer um lance completamente liso, para depois pegar uma fácil rampa até a parada dupla interediária. Segue em diagonal para a esquerda em uma pequena caminhada para então voltar a subir, em um lance de bolder muito bacana. A terceira e última enfiada começa em uma caminhada até o lance de rocha final, com o crux da via, começando em uma fenda horizontal e evoluindo para lances em micro-agarras. A parada final fica em um enorme bloco de pedra, de onde faz-se um curto trepa-pedras até a crista que leva ao cume, por caminhada (cerca de 5 minutos).
Todas as proteções são em chapeletas PinGo inox 304L, contando com paradas duplas e paradas intermediárias, que permitem o rapel com uma única corda de 60m.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários